domingo, 5 de junho de 2011

O RP e as Midias Sociais

Por: Larissa Grigoleto

No mundo de hoje todos nós sabemos da importância da web para as organizações. Com a web 2.0 a mudança nos relacionamentos foi intensa já que a partir dessa podemos nos relacionar e expor nossas opiniões em qualquer hora e em qualquer lugar, com o surgimento da comunicação móvel digital.

Para as organizações  a “entrada” no ciberespaço foi praticamente uma obrigação já que quando não está entre o seu público você não consegue interagir com ele e assim não consegue expor sua imagem. Para isso o profissional de Relações Públicas desse século teve e tem muito trabalho a se fazer. Um planejamento estratégico de mídia é praticamente o dever de casa da organização para que a própria entrada nesse espaço não seja um tiro no seu próprio pé.
Pensando que a web pode trazer benefícios para a sua organização por outro lado o não monitoramento e a falta de ações de estreitamento de relações podem causar problemas para a imagem da empresa. Em momentos de crise de imagem a resposta rápida e eficiente é a prioridade a ser concluída, já que a velocidade da web é incalculável. Podemos observar esses erros de comunicação nos cases como o da Nissan, Suzuki e Walmart que são típicos erros de planejamento.

Uma das principais ferramentas utilizadas hoje em dia são as redes sociais. Uma ferramenta que o usuário pode ter uma rede de amigos e conhecidos publicando suas fotos , pensamentos e costumes. Tanto as redes sociais como blogs, twitters e outras mídias sociais são fonte de informação para a empresa como também meio de relacionamento público x organização.

Por isso a inclusão nas midias pela a organização tem que ser sempre transparente, ética e objetiva para que nao obtenha um resultado negativo para sua imagem.

Para sabar mais leiam os e-books Relações Públicas Digitais e Midias Sociais

Comentem e compartilhem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário