domingo, 5 de junho de 2011

A Revolução nos relacionamentos humanos: objeto de estudo do Relações Públicas

Por: Henry Stabelbroek

A internet é a ferramenta que proporciona a interação de uma grande quantidade de pessoas, ao mesmo tempo. Uma busca rápida pelos sites organizacionais basta para saber que, cada vez mais, é através dela que os contatos entre indivíduos ocorrem. O físico e professor da Universidade de Nova Iorque, Dr. Michio Kaku, declarou no ano de 2009 em palestra sobre seu novo livro, o qual expõe a sua visão do mundo em 2030, que a internet seria como a eletricidade hoje em dia: quando acionamos o interruptor elétrico, pressupomos que ela esteja sempre ativa, permanentemente presente em nossas casas. Assim, ela estará em todos os edifícios, nas ruas, em todos os lugares, enfim, aonde quer que as pessoas estejam, sempre conectadas à rede. Na vida do ser humano, será um pressuposto natural de seu cotidiano, de sua vida em geral. Isso fica bastante evidente quando pensamos nos diversos programas de inclusão virtual espalhados pelo mundo e que começam a chegar, até mesmo, aos países em desenvolvimento. É indiscutível a irreversibilidade com que essa tendência se consolidou, mudando o modo que levamos nossas vidas.
Assim, é importantíssimo conhecermos as ferramentas disponíveis na internet de interação, as chamadas Mídias Sociais, pois elas mudarão cada vez mais as formas de interrelacionamentos, seja entre indivíduos, seja entre organizações. Gradativamente, mais e mais artigos sobre esse assunto são publicados, abrangendo praticamente todas as esferas das relações humanas: comunicação por meio das novas tecnologias; inteligência coletiva e suas influências nas relações; consumerismo político; possíveis avanços na forma de educar pelas Mídias Sociais; movimentos na economia devido à introdução dessas novas tecnologias; o ambiente corporativo e as novas tendências de interação entre organizações.
Os temas variam abundantemente. No entanto, não há como falar sobre Mídias Sociais sem mencionar as relações humanas, que são a base de funcionamento dessas ferramentas, bem como da internet 2.0 e, consequentemente, da 3.0. E, em se tratando de relações humanas, não podemos esquecer do profissional de Relações Públicas, que as tem como objeto de estudo. Sua maneira de trabalhar, dentro das organizações e fora delas, está mudando radicalmente com o advento das redes sociais digitais, pois elas reformularam a forma com que as relações acontecem no dia-a-dia. O quadro abaixo ilustra essa nova conexão mercado-empresa-profissional-consumidor:


Para saber mais sobre o assunto abordado, sugerimos os seguintes e-books: Mídias Sociais: Perspectivas, tendências e reflexões; e Relações Públicas Digitais: O pensamento nacional sobre o processo de relações públicas interfaceado pelas tecnologias digitais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário